terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RELATÓRIO FINAL

PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS
RESIDÊNCIAS ARTISTICAS EM PONTOS DE CULTURA

RELATÓRIO FINAL

DADOS DO PROJETO

PROPONENTE: FRANCISCO WEYL
NOME DO PROJETO: RESISTÊNCIA MARAJOARA
CATEGORIA: 1 C / Região:NORTE
PONTO DE CULTURA: RECONQUISTANDO ARTE, CULTURA E CIDADANIA.
MUNICÍPIO/UF: (do Ponto de Cultura): SOURE – MARAJÓ – PARÁ.

I) Introdução:
O projeto Resistência Marajoara (www.resistenciamarajoara.blogspot.com) foi previsto para ser realizado na cidade de Soure, Ilha de Marajó enquanto residência artística no Ponto de Cultura Reconquistando Arte, Cultura e Cidadania, entre os meses de Março e Setembro de 2009, entretanto, o conjunto de articulações e de redes organizadas no âmbito deste empreendimento, contribuiu para que novos laços fossem estreitados de tal forma que o Projeto, mesmo oficialmente finalizado, este Projeto continua firme e forte, conforme era o seu objetivo, ou seja, através das experiências cineclubistas desencadeadas a partir dos processos de construção coletiva de filmes com a comunidade, com a qual os seus coordenadores continuam a manter relações solidárias.
Portanto, este Relatório – apesar de ser intitulado RELATÓRIO FINAL – ele apenas faz referência a um conjunto de ações propostas à FUNARTE em outubro de 2008, deixando bem abertas portas e janelas para que ações como esta sejam replicadas tanto em Soure, quanto nos demais municípios marajoaras.


II) Descrição e avaliação do projeto, incluindo o perfil do público participante:
O público participante do Projeto RESISTÊNCIA MARAJOARA foi primordialmente de jovens provenientes da rede pública de ensino, com idades entre 14 e 20 anos.
A maioria destes jovens pertence à população de baixa renda do município de Soure, moram em bairros afastados do centro da cidade, como Pacoval, Cajuúna e Pesqueiro, donde as pessoas se deslocam a partir de uma hora de caminhada ou bicicleta, donde não há telefone ou internet, a comunicação existe porque alguém mandou recado ou ouviu chamada na rádio local.
DESTAQUE-SE à partida que alguns destes jovens - a partir das experiências culturais e audiovisuais que eles acumularam ao longo do Projeto RESISTÊNCIA MARAJOARA – foram submetidos a testes e acabaram por ser selecionados ao Programa de Iniciação Científica Júnior, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, Fapespa - e hoje recebem R$ 100 reais para participar em projetos de pesquisa, portanto, este Projeto colaborou para a geração de renda para uma população carente e excluída dos mínimos direitos constitucionais, como o acesso à educação e à saúde básica.


II) Descrição e avaliação do(s) produto(s) final(is):

Este Projeto proporcionou a comunidade local atividades com o intuito de preencher uma lacuna prática no campo audiovisual, através da realização de um conjunto de oficinas transdisciplinares de diferentes linguagens artísticas numa perspectiva sócio-educativa, que convergiram para a construção de filmes documentais, necessariamente, reforçando o audiovisual como instrumento de desenvolvimento da consciência e da cidadania humana.


II.I) Atividades desenviolvidas:

Estão abaixo descritas resumidamente as atividades desenvolvidas entre as cidades de Belém e Soure no decorrer da execução do projeto em ordem cronológica:

a) - Sensibilização interna do grupo de trabalho: Janeiro e Fevereiro de 2009, estas atividades foram desenvolvidas para partilhar estudos, organizar cronogramas de atividades e estratégias metodológicas entre os artistas responsáveis por cada oficina;
b) - Divulgação e inscrições para as oficinas em Soure: Fevereiro e Março de 2009;
c) - Desenvolvimento das oficinas: Abril, Maio, Junho, Agosto, Setembro e Outubro de 2009;
d) - Rearticulação entre os participantes do projeto: Convocação da comunidade para as atividades finais do projeto: Agosto 2009.
DESTAQUE-SE que no mês de julho, em função da grande confluência de pessoas ao Município de Soure, o Projeto sofreu uma ligeira paralização, tendo sido, entretanto, avaliado pelos seus participantes, com os dados resultantes deste procedimento avaliativo sido encaminhados à FUNARTE no seu original, e cujos indicadores foram quase que unânimes quanto à aceitação do RESISTÊNCIA MARAJOARA tanto pelos alunos quanto pela comundiade de uma forma geral.


II.II) Oficinas desenvolvidas:


1. - Audiovisual: Realizada por Francisco Weyl entre os meses de Abril, Maio, Junho e Agosto de 2009, com cerca de em cerca de 160 horas de atividades;
2. - Sensibilização sonora e construção de instrumentos Artesanais: Realizada por Rômulo Queiroz e André Leite no mês de Junho com 40 horas de atividades;
3. - Oficina de Graffiti: - Realizada por Rômulo Queiroz, no mês de Junho com 20 horas de atividades, em parceria com a Escola da Rede Pública Estadual de Ensino Edda Gonçalves;
4. - Teatro de Máscaras: Realizada por Isabela do Lago, entre os meses de Junho e Julho de 2009 com cerca de 40 horas de atividades;
5. - Oficina de Escrita Lúdica: Realizada por Francisco Weyl, em parceria com a Biblioteca Municipal de Soure, durante as comemorações do Dia do Livro;
6. Oficina de Produção de Mídias para a Internet: Realizada por Francisco Weyl e Isabela do Lago, em parceria com a Escola da Rede Pública Estadual de Ensino Edda Gonçalves, em setembro de 2009;
7. Oficina de Cineclubismo: Realizada por Francisco Weyl e Isabela do Lago, em parceria com as organizações não-governamentais “Grupo e Tradições Marajoara o Cruzeirinho”, “Associação de Moradores do Pacoval”, e Ponto de Cultura Reconquistando a Arte, a Cultura e a Cidadania em Soure (Marajó), em outubro de 2009.
Esta foi a atividade de confluência do projeto, o cineclube percorreu vários pontos da cidade de Soure projetando os filmes construídos no âmbito das oficinas anteriormente realizadas. Foram articulados os cineclubes do Ponto de Cultura, na Casa de Cultura O cruzeirinho, e na Associação de Moradores do Pacoval:

· CINECLUBE CIDADANIA MARAJOARA
LOCAL: Ponto de Cultura Reconquistando a Arte e a Cidadania de Soure
DIA: 10 de Setembro de 2009
HORÁRIO: 20 Horas

· CINECLUBE CRUZEIRINHO
LOCAL: Casa de Cultura Cruzeirinho
DIA: 11 de Setembro de 2009
HORA: 18 Horas

· CINECLUBE PACOVAL
LOCAL: Associação de Moradores do Pacoval
DIA: 12 de Setembro de 2009
HORA: 19 Horas


II.III) Filmes realizados:

· A FESTA DA COBRA
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” sobre a tradicional Festa da Cobra, sob a direção de Francisco Weyl.

· A LENDA DA COBRA GRANDE
Filme realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” a partir da oficina de máscaras sobre o mito da cobra grande, sob a direção de Isabela do Lago.

· ENTREVISTA RÁDIO GUARANY DE SOURE

Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” durante entrevista de Francisco Weyl à Rádio Guarany de Soure.

· ENTREVISTA RÁDIO LIBERAL DE SOURE
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” durante entrevista de Francisco Weyl à Rádio Liberal de Soure.

· MESTRE REGATÃO NA PRAIA DO PESQUEIRO
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” durante gravação de clipe e entrevistas com o mestre de cultura popular conhecido por REGATÃO, na Ilha do Pesqueiro, em Soure.

· MESTRE REGATÃO NA RODA DE CARIMBÓ
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” durante as rodas de carimbo do grupo Tambores dom Pacoval.

· OFICINA DE MÚSICA PARA CRIANÇAS
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” durante aulas da Oficina de Música para crianças..

· TAMBORES DO PACOVAL NA INAUGURAÇÃO DA TV CULTURA EM SOURE
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” durante a inauguração da torre de transmissão da TVCultura em Soure.

· TRILOGIA MARAJOARA - PAULO ALEX / DIRLENE SILVA / RONALDO GUEDES
Documentário realizado pelos alunos do Projeto “RESISTÊNCIA MARAJOARA” com o artista plástico Ronaldo Guedes, a professora Dirlene Silva e o dinamizar cultural Paulo Alex, que desenvolvem atividades nas comunidades de Soure e Salvaterra, Ilha do Marajó.

DESTAQUE-SE - conforme a farta documentação fotográfica e videográfica enviada à FUNARTE (assim como os textos postados no blog www.resistenciamarajoara.blogspot.com), estes filmes de curta-metragens foram produzidos e realizados de forma COLETIVA pelos alunos participantes do RESISTÊNCIA MARAJOARA.
Tratam-se de experiências de caráter documental, nas quais os alunos, enquanto coletivo, discutiam processos e procedimentos de captura de cada uma das imagens que iriam compor o produto final da obra.
Todo o processo era feito de forma coletiva.
Sem dúvida, uma rica experiência para todos na qual todos ensinavam e todos aprendiam de acordo com seus limites e competências.

DESTAQUE-SE ainda que este conjunto de obras videográficas e mesmo as fotográficas (também obtidas pelos alunos do projeto) agora estão sendo alvo de uma revisão por parte da coordenação do Projeto (Francisco Weyl e Isabela do Lago), mediante uma parceria com a TV CULTURA DO PARÁ que tem como meta re-editar os filmes, assim como exibi-los na programação da emissora.
DESTAQUE-SE também que foram captadas cerca de 100 gigabites de imagens entre os meses de janeiro (a partir de quando os coordenadores do RESISTÊNCIA MARAJOARA começaram a se deslocar ao Marajó e a fazer contatos com pessoas da comunidade, entidades, instituições, empresas e organizações não-governamentais) e outubro de 2009, quando aconteceram as atividades de “encerramento” (encerramento entre aspas porque o Projeto continua com as práticas cineclubistas). Estas imagens tanto são reveladoras de um conjunto de ações paralelas do Projeto junto a comunidade, quanto são tradutoras de encontros espontâneos com grupos tradicionais como os boi-bumbás, músicos de carimbo, casas de pajelança e de macumba, e que, portanto, estão na matriz de novos processos que foram se instalando no bojo das complexidades e dinâmicas relativas a experiências estéticas como esta proporcionada pela FUNARTE mediante este Prêmio.


III) Descrição e avaliação em relação à interação e integração do projeto com a dinâmica de ações do ponto de Cultura:

Avaliar este projeto de maneira geral pode provocar, em certa instância, uma visão equivocada de fatos, não só em virtude da complexidade dos acontecimentos vivenciados entre Belém e Soure, mas também do ponto de vista da rica vivência estética que partilhamos durante nove meses de trabalho.
Viver a prática artística sob a perspectiva audiovisual numa comunidade carente como a de Soure, foi ir à busca da educação dos sentidos, das sensações, de novas experiências e de tudo que vislumbra um todo perceptivo, para o grupo que coordenava o trabalho e demais pessoas que se envolveram de alguma forma no projeto, desde os alunos, as pessoas entrevistadas pelos alunos, seus familiares, artistas locais, o dono do restaurante onde comíamos, gestores municipais, e etc.
Em muitos momentos foi necessário despir-se de preconceitos e estereótipos com relação ao povo marajoara reprocessando, re-conhecendo o Marajó numa visão menos romântica e ainda mais poética a partir do momento que passamos conhecer bem mais de perto toda a dificuldade de acessar as mentes das pessoas, de estabelecer relações de confiança a partir do trabalho, da baixa comunicabilidade local e das inseguranças todas que isto tudo pode gerar.
Por outro lado, precisamos compreender de que maneira avaliar a nós mesmos e aos outros sem executar questionamentos duros e conceitos idiossincráticos porque não estamos no âmbito da educação quadrática de uma pedagogia escolar, não estamos nem com a arrogante tarefa de educar a ninguém, e sim de trocar conhecimentos, afinal trabalhamos neste projeto com o intuito de construir de um filme coletivo no Marajó, e para tanto é preciso reconhecer-se em meio à diversidade de posturas, atitudes e pensamentos, e isto não só é uma forma de aceitar, mas também de questionar valores e atitudes de cidadãos marajoaras, tentando perceber sua história e a partir do despertar de uma consciência ou do despertar da ausência da mesma, provocar e ser provocados na agonia, febre e delícia da fruição artística.
A construção do filme coletivo no Marajó se deu, na realidade, com as construções de muitos filmes, em trama luminosa de pensamento em formato audiovisual donde se percebe uma rede trabalhada a partir duma fina tessitura de muitas mãos, compostas de sentimento colaborativo e desejo criativo.
O conjunto da obra do projeto Resistência Marajoara traz filmes em diversos gêneros e formatos, mas com unidade semântica, todo o material pensado e elaborado pelos participantes das oficinas falam da cultura marajoara, do sentimento de pertencimento dos jovens de Soure em relação a terra mãe Marinatambalo.


V) Repercussão nos meios de comunicação:
O Projeto RESISTÊNCIA MARAJOARA teve repercussão em vários meios de comunicação, entre impressos e eletrônicos, como nos jornais O LIBERAL e DIÁRIO DO PARÁ, que têm grande circulação em Belém; contando – registre-se isto neste relatório – com grande apoio da RÁDIO GUARANY e mesmo da Rádio Liberal, ambas do município de Soure; além de portais como o da CULTURA e outros sites locais e nacionais, conforme a lista abaixo:

Sites:
VERMELHO - http://www.vermelho.org.br/prosapoesia/noticia.php?id_noticia=115418&id_secao=133
HOLOFOTE VIRTUAL
http://holofotevirtual.blogspot.com/2009/09/resistencia-marajoara-inaugura.html
REDENORTE
http://redecinenorte.ning.com/video/resistencia-marajoara
MUSEU DO MARAJÓ
http://www.museudomarajo.com.br/museudomarajo/site/viewNoticia.php?id=32
O LIBERAL
http://www.orm.com.br/oliberal/interna/default.asp?modulo=248&codigo=419016
REPÓRTER AMAZÔNIA
http://64.233.163.132/search?q=cache:hkpAlP8xGWoJ:chicoterra.com/joomla/index.php%3Foption%3Dcom_content%26task%3Dview%26id%3D6382%26Itemid%3D96+RESIST%C3%8ANCIA+MARAJOARA&cd=19&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
CMI-PAN-AMAZôNIA
http://64.233.163.132/search?q=cache:QjgIL4v4hREJ:lists.indymedia.org/pipermail/cmi-pan-amazonico/2009-June/0608-ic.html+RESIST%C3%8ANCIA+MARAJOARA&cd=22&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
PORTAL CULTURA
http://64.233.163.132/search?q=cache:z7brbV97l1MJ:www.portalcultura.com.br/index.php%3Fidcq%3D10746+RESIST%C3%8ANCIA+MARAJOARA&cd=47&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
AOL VÍDEO
http://64.233.163.132/search?q=cache:CNRrM5nfOIQJ:video.aol.co.uk/video-detail/resistncia-marajoara/2701298030+RESIST%C3%8ANCIA+MARAJOARA&cd=54&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
OBSERVATÓRIO CINECLUBISTA
http://64.233.163.132/search?q=cache:44TQMPyHs_cJ:www.culturadigital.br/cineclubes/members/%3Fpaged%3D4+RESIST%C3%8ANCIA+MARAJOARA&cd=61&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

DESTAQUE-SE ainda a parceria com a TV CULTURA DO PARÁ que tem como meta re-editar os filmes, assim como exibi-los na programação da emissora, do mesmo modo a participação da equipe coletiva do RESISTÊNCIA MARAJOARA em documentário produzido pela TV BRASIL.


V) Documentos anexos:

· DVD com os filmes A FESTA DA COBRA; A LENDA DA COBRA GRANDE; ENTREVISTA RÁDIO GUARANY DE SOURE; ENTREVISTA RÁDIO LIBERAL DE SOURE; MESTRE REGATÃO NA PRAIA DO PESQUEIRO; MESTRE REGATÃO NA RODA DE CARIMBÓ; OFICINA DE MÚSICA PARA CRIANÇAS; TAMBORES DO PACOVAL NA INAUGURAÇÃO DA TV CULTURA EM SOURE; TRILOGIA MARAJOARA - PAULO ALEX / DIRLENE SILVA / RONALDO GUEDES.
· DVD com fotografias, em meio digital, registrando as atividades do projeto + a respectiva autorização do (s) autor (es) para veiculação no site e publicações da FUNARTE e da Secretaria de Programas e Projetos Culturas (SPPC) do Ministério da Cultura + cópias do blo oficial do Projeto bem como dos sites indicados no item V.I deste Relatório.



Belém, 27 de outubro de 2009

_____________________
FRANCISCO WEYL
Coordenador/Proponente
Projeto RESISTÊNCIA MARAJOARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário